No que diz respeito às ações sociais promovidas pela IES, os seguintes esclarecimentos se fazem necessários: como prática didático-pedagógica o IESRIVER realiza atividades interdisciplinares voltadas às questões sociais, envolvendo os acadêmicos e professores com a comunidade carente de Rio Verde e região.

Um dos grandes projetos do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde é o vestibular solidário, que teve início no ano de 2004. O vestibular solidário ocorre durante os processos seletivos de meio de ano da instituição, quando a taxa de inscrição ao vestibular é substituída pela doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis. Todos os alimentos arrecadados são repassados às entidades filantrópicas que assistem a população carente de Rio Verde e região.

            As ações sociais desenvolvidas pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde são constantes e voltadas a contribuir para o desenvolvimento social de toda a região e para a formação humanística de seus acadêmicos. Tanto que a IES possuía um Núcleo de Responsabilidade Social, responsável por gerenciar o Projeto Jovem de Futuro, implantado em setembro de 2007 e que consistia em oferecer gratuitamente um curso de pré-formação profissional para jovens carentes de 14 a 18 anos.

Em 2010, o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde tornou-se parceiro da TV Riviera/Organização Jaime Câmara para a realização do Projeto Ciranda. A edição de 2010 recebeu mais de 17 mil visitantes no Parque de Exposições Agropecuárias e contou com a distribuição de brinquedos e roupas para crianças e jovens que participaram de mais de 80 oficinas. O evento contou com a participação de professores e alunos de todos os cursos da Faculdade Objetivo, além da equipe do Colégio Objetivo, totalizando mais de 500 voluntários. 

Em 2014, tivemos a 5ª edição do projeto, que é o maior evento de responsabilidade da região, realizado pela Faculdade Objetivo e TV Anhanguera, e reuniu cerca de 20 mil pessoas, no Parque de Exposições Agropecuárias de Rio Verde, proporcionando mais uma vez, uma tarde de alegria, conhecimento e diversão para crianças e jovens carentes da comunidade. Contou também com quase mil colaboradores, entre professores, funcionários e alunos de todos os cursos da Faculdade e de turmas do Colégio Objetivo, em grupos, estiveram envolvidos na elaboração, organização, montagem e atendimento, de mais de 100 oficinas e espaços para brincadeiras pedagógicas.

O Projeto Ciranda de 2014 foi realizado pela Faculdade Objetivo e TV Anhanguera, com a parceria do Colégio Objetivo e com o apoio da Prefeitura de Rio Verde, Viação Paraúna, Tiro de Guerra de Rio Verde, Guaraná Antárctica, Sindicato Rural de Rio Verde, BRF, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.