Psicologia

Introdução

O curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Objetivo confirmou seu compromisso satisfatório com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC são atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho.

Sobre o curso

 

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Objetivo tem como objetivo formar um profissional de Psicologia capaz de ser um pesquisador, um agente de modificação social e individual, crítico, capaz de trabalhar em grupo com uma visão multidisciplinar e interdisciplinar nos mais variados contextos onde se encontre o comportamento humano, pautado na ética e  nos conhecimentos científicos da área, e em prol da saúde.

O curso busca formar profissionais com uma visão holística acerca dos fenômenos psicológicos, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais, tendo por base as referidas habilidades e competências.

Objetivos Específicos

 

  1. Promover, prevenir, proteger e reabilitar a saúde psicológica individual, organizacional, comunitária e social.
  2. Tomar decisões em Psicologia pautadas nos conhecimentos científicos em prol do bem estar individual e grupal.
  3. Exercer um trabalho multi e interdisciplinar com os demais campos do conhecimento relacionadas ao fenômeno psicológico.
  4. Ser ético no que diz respeito a atuação do psicólogo e à realização da pesquisa.
  5. Fomentar a formação permanente utilizando dos recursos atualizados e disponíveis em prol de sua informação e aprimoramento contínuo.
  6. Conhecer os referenciais acerca da Psicologia contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência.
  7. Tornar-se um profissional crítico do ponto de vista econômico, político, cultural, profissional e cidadânico em prol da promoção dos direitos humanos e da qualidade de vida.
  8. Tornar-se apto a desempenhar a função de psicólogo de modo condizente e coerente com o contexto de inserção profissional.

Perfil Profissional do Egresso

O egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Objetivo deve estar apto a construir e desenvolver o conhecimento científico vinculado às devidas metodologias, compreender os fenômenos psicológicos segundo os referenciais teóricos e epistemológicos, avaliar os fenômenos psicológicos nos mais variados contextos, emitir documentos (laudos, pareceres, entre outros) resultantes da atuação do Psicólogo enquanto pesquisador ou psicólogo, interrelacionar com os campos de conhecimento da Psicologia e com suas interfaces com os fenômenos de caráter biológico e social, trabalhar nos contextos micro e macrossociais, promovendo a qualidade de vida e os direitos humanos de indivíduos, grupos, comunidades e organizações, incentivando a criticidade, a formação política, cultural, cidadânica e econômica. O egresso também deverá agir de forma ética sem e tratando de colegas profissionais, usuários do serviços de psicologia, produção e divulgação de pesquisa e informações da Psicologia, atuar de modo iner e multidisciplinar no que diz respeito a promoção da saúde e formação de vínculo interpessoais e contribuir para o aprimoramento da Psicologia enquanto ciência.

Habilidade e Competências

O processo pedagógico do curso de Psicologia deve garantir que seu graduando demonstre ao final do curso perfil que envolva:

  1. Analisar contextos, campos de atuação e desafios contemporâneos.
  2. Identificar e analisar as necessidades psicológicas , realizar diagnósticos  elaborar projetos de forma coerente com as teorias características do público alvo.
  3. Realizar a inventigação científica ligadas a metodologia em questão.
  4. Usar instrumentos pertinentes em procedimentos de coleta de dados em Psicologia.
  5. Realizar avaliações dos fenômenos psicológicos conforme o contexto.
  6. Exercer atividades de coordenação em grupos.
  7. Atuar de modo inter e  multidisciplinar, quando necessário.
  8. Incentivar a formação de vínculos requeridos na prática profissional.
  9. Realizar orientação, psicoterapia e aconselhamento.
  10. Elaborar documentos psicológicos (laudos, pareceres, relatos) em prol da comunicação profissional e divulgação científica.
  11. Produzir conhecimento na Psicologia.
  12. Levantar informações através de pesquisas bibliografícas e e outras fontes especializadas.
  13. Ler e interpretar documentos científicos e relatos na área da Psicologia.
  14. Utilizar de métodos experimentais e outros métos de observação e investigação científica.
  15. Planejar e realizar entrevistas em diferentes contextos e com diferentes finalidades.
  16. Interpretar, descrever e analisar relações entre comportamentos verbais e não verbais e estdos subjetivos, processos psicológicos e comportamentais.
  17. Utilizar recursos para análise e apresentação de dados.

 

Perfil Profissional do Egresso

O egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Objetivo deve estar apto a construir e desenvolver o conhecimento científico vinculado às devidas metodologias, compreender os fenômenos psicológicos segundo os referenciais teóricos e epistemológicos, avaliar os fenômenos psicológicos nos mais variados contextos, emitir documentos (laudos, pareceres, entre outros) resultantes da atuação do Psicólogo enquanto pesquisador ou psicólogo, interrelacionar com os campos de conhecimento da Psicologia e com suas interfaces com os fenômenos de caráter biológico e social, trabalhar nos contextos micro e macrossociais, promovendo a qualidade de vida e os direitos humanos de indivíduos, grupos, comunidades e organizações, incentivando a criticidade, a formação política, cultural, cidadânica e econômica. O egresso também deverá agir de forma ética sem e tratando de colegas profissionais, usuários do serviços de psicologia, produção e divulgação de pesquisa e informações da Psicologia, atuar de modo iner e multidisciplinar no que diz respeito a promoção da saúde e formação de vínculo interpessoais e contribuir para o aprimoramento da Psicologia enquanto ciência.

Habilidade e Competências

O processo pedagógico do curso de Psicologia deve garantir que seu graduando demonstre ao final do curso perfil que envolva:

  1. Analisar contextos, campos de atuação e desafios contemporâneos.
  2. Identificar e analisar as necessidades psicológicas , realizar diagnósticos  elaborar projetos de forma coerente com as teorias características do público alvo.
  3. Realizar a inventigação científica ligadas a metodologia em questão.
  4. Usar instrumentos pertinentes em procedimentos de coleta de dados em Psicologia.
  5. Realizar avaliações dos fenômenos psicológicos conforme o contexto.
  6. Exercer atividades de coordenação em grupos.
  7. Atuar de modo inter e  multidisciplinar, quando necessário.
  8. Incentivar a formação de vínculos requeridos na prática profissional.
  9. Realizar orientação, psicoterapia e aconselhamento.
  10. Elaborar documentos psicológicos (laudos, pareceres, relatos) em prol da comunicação profissional e divulgação científica.
  11. Produzir conhecimento na Psicologia.
  12. Levantar informações através de pesquisas bibliografícas e e outras fontes especializadas.
  13. Ler e interpretar documentos científicos e relatos na área da Psicologia.
  14. Utilizar de métodos experimentais e outros métos de observação e investigação científica.
  15. Planejar e realizar entrevistas em diferentes contextos e com diferentes finalidades.
  16. Interpretar, descrever e analisar relações entre comportamentos verbais e não verbais e estdos subjetivos, processos psicológicos e comportamentais.
  17. Utilizar recursos para análise e apresentação de dados.

 

Atribuições no Mercado de Trabalho

De maneira geral, o egresso de Psicologia da Faculdade Objetivo tem um amplo leque de atuação no mais variados segmentos, nas diversas funções/áreas como:

  • Psicologia Clínica.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho.
  • Psicologia do Esporte.
  • Psicologia Escolar.
  • Psicologia Social.
  • Psicologia da Saúde e Hospitalar.
  • Psicologia do Trânsito.
  • Psicologia Jurídica.
  • Neuropsicologia.
  • Pesquisa em Psicologia.
  • Psicomotricidade.
  • Psicopedagogia.