Portal do Egresso

Apresentação

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER considera o acompanhamento dos egressos essencial. Assim, disponibiliza canais para manter constante este contato com seus ex-alunos: através espaço do egresso disponibilizado no site do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, outros canais também são utilizados como facebook e e-mail.

A manutenção destes canais têm com o objetivo de coletar informações sobre atuação na área, levantamento dos empregadores e profissionais liberais, campos de atuação, principais demandas do mercado e principais deficiências na formação, entre outros.

Os dados obtidos permitem traçar um perfil do egresso e de sua distribuição e ocupação no mercado de trabalho, assim como fornecem subsídios úteis para aprimoramento do curso, norteando mudanças curriculares, além de apontar para as necessidades de implantação de cursos de, aperfeiçoamento e de pós-graduação lato sensu, além dos já existentes hoje na Instituição, e stricto sensu, que serão criados em decorrência do desenvolvimento da Instituição.

A instituição também coloca à disposição dos seus ex-alunos cursos de pós-graduação, extensão e participação em eventos da IES visando lhes oferecer a possibilidade de se engajarem num programa de educação continuada, e ainda um eficiente banco de oportunidades profissionais disponibilizado por espaços de empregabilidade em cda curso da IES, geridos pelos coordenadores de curso.

 

1.      O ESPAÇO DO EGRESSOS

O ESPAÇO DO EGRESSO também foi criado com o objetivo de orientar, desenvolver e encaminhar ex-alunos para o trabalho é a esperança da primeira oportunidade, a de construir o futuro de jovens talentos que estão apenas começando. Aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser, fazer parte desta história enquanto Instituição de Ensino, o orientaremos no desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão a aumentar seu Nível de Empregabilidade. Alunos e ex-alunos tem a possibilidade de cadastrar os seus currículos, assim como, a empresa também terá um espaço para cadastrar as suas oportunidades de trabalho. Através da formação desse Banco de Dados o Espaço do Egresso estará fortalecendo a integração empresa-aluno e contribuindo para a inserção dos nossos talentos no mercado de trabalho. Além disso, o programa irá disponibilizar materiais e ferramentas de capacitação que o auxiliarão na elaboração de seu Plano de Carreira. Um exemplo de questionário aplicado pode ser observado no anexo a este documento.

 

2.      Política de Acompanhamento de Egressos

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER destaca que a trajetória profissional dos alunos que se formam na instituição e, consequentemente, o colam grau carece de políticas próprias da IES para acompanhamento após o término do seu curso.

Para tanto, ter um instrumento que servirá para avaliar a contribuição dada pela IES no sentido de resgatar o compromisso social e pedagógico de seus alunos, perante a comunidade, faz parte desse projeto.

No intuito de cumprir este papel perante a sociedade, pretende-se manter cadastros atualizados dos ex-alunos, para saber em que medida o curso superior possibilitou ou contribuiu a uma ascensão profissional, bem acompanhar o estágio de seu desenvolvimento profissional.

Pretende-se incentivar a utilização do Espaço do Egresso, que serve como um veiculo de divulgação dos eventos, descontos, bolsas, acompanhamento profissional etc pela coordenação das atividades, tais como relação de seminários e outros eventos, sempre no intuito de manter a relação político-acadêmica entre o ex-aluno e a instituição de ensino.

O objetivo dessa política é de também contribuir para que possíveis equívocos e distorções possam ser melhores avaliadas pelos próprios ex-alunos, após vivenciarem a realidade do mercado.

Nesse sentido, após certo período de tempo, o ex-aluno poderá contribuir para melhorar o ensino através de uma análise crítica do que foi a sua graduação e quais as práticas e temas que poderiam ter sido mais eficazmente trabalhadas, especialmente diante de novas realidades.

Além disso, poderá também o egresso fornecer subsídios importantes para promover uma educação continuada, uma vez que a formação docente é permanente e se prolonga por toda vida.

O egresso poderá contribuir para melhorar o ensino através de uma análise crítica do que foi a sua graduação e quais as práticas e temas que poderiam ter sido mais eficazmente trabalhadas, especialmente diante de novas realidades. Além disso, poderá também o egresso fornecer subsídios importantes para promover uma educação continuada, uma vez que a formação docente é permanente e se prolonga por toda vida.

Dentre os vários indicadores de qualidade de uma instituição de ensino superior, destacam-se os resultados de investigações empíricas sobre o acompanhamento da vida profissional e educacional de seus ex-alunos.

Os programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes referentes à realização de atividades científicas, técnicas e culturais e produção acadêmica são realizados mediante projetos institucionais com a participação das Coordenações de Cursos e de Estágio, Coordenação do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG), da Diretoria Acadêmica, dos professores e alunos, com vista a promover eventos que enriqueçam a formação dos alunos.

Os alunos e ex-alunos ainda contam com bolsas parciais e integrais para participação de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Extensão Universitária ofertados pela Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER sob a Coordenação Geral do Núcleo de Extensão. A programação esportiva é um projeto do curso de Educação Física, mas que se estende para a base Institucional, realizado anualmente os Jogos Internos entro Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER contarão com a participação dos alunos, ex-alunos, professores e colaboradores internos, os Jogos promovem a interação entre ex-alunos e a Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, além de incentivar a atividade esportiva.

A instituição que já desenvolve todas estas ações, atividades e eventos acadêmicos e culturais com o envolvimento e participação efetiva da sociedade e alunos em projetos de ensino e negócios, especialmente o evento intitulado Jornada Empreendedora de Administração, que é realizado semestralmente.

Outro evento é a Jornada Científica, também realizada anualmente. São ainda realizados eventos nos dias comemorativos do profissional dos cursos de formação.

As atividades culturais também ocorrem com a participação da comunidade acadêmica em eventos promovidos por órgãos e empresas do setor público e privado da comunidade local e região (o que se dá sempre que a instituição é convidada a integrar algum movimento sociocultural). Esse programa expressará o compromisso da instituição com o seu egresso numa relação de mão dupla, em que alunos e a instituição manterão um contato direto para troca de informações das diversas áreas de formação, discutindo sobre informações e inovações técnico-científicas, eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, etc.), atividades de formação continuada por meio de pós-graduação e outras modalidades de aprimoramento e especialização.

Tal programação representará um feedback do desempenho acadêmico científico e profissional dos egressos, que é fundamental para a instituição em seu processo dinâmico e contínuo de autoavaliação, inovação e acompanhamento de sua atuação no mercado.

Dentre os vários indicadores de qualidade de uma instituição de ensino superior, destacam-se os resultados de investigações empíricas sobre o acompanhamento da vida profissional e educacional de seus ex-alunos.

Por meio de programas de acompanhamento ao egresso, mantém relacionamento com seus ex-alunos de graduação, desencadeando ações de aproximação, contato direto e permanente, por meio de todas as formas de comunicação possíveis e viáveis, incluindo o espaço/link no site oficial da IES, intitulado ESPAÇO do Egresso, cujos principais objetivos deste espaço é:

  • Banco de dados de ex-alunos;
  • Promover a manutenção do intercâmbio entre Faculdade XXXXXX e os egressos dos seus cursos;
  • Estimular e desenvolver a formação de cooperativas de profissionais;
  • Avaliar o nível de satisfação dos egressos com a formação acadêmica adquirida;
  • Avaliar a qualidade do ensino e adequação dos currículos à demanda do mercado;
  • Levantar e analisar trajetórias profissionais, Levantar e avaliar situações profissionais;
  • Acompanhar os alunos dos cursos de graduação da instituição que já estão em contato com o mercado de trabalho;
  • Saber da inserção, ou não, em programas de educação continuada (pós-graduação, atualização, aperfeiçoamento, cursos de extensão, e participação em eventos/congressos etc.).

 

2.1 – Acompanhamento dos Egressos e Criação de Oportunidades de Formação Continuada          

 

A trajetória profissional dos alunos que se formam na instituição e, consequentemente, o colam grau carece de políticas próprias da IES para acompanhamento após o término do seu curso. Para tanto, ter um instrumento que servirá para avaliar a contribuição dada pela IES no sentido de resgatar o compromisso social e pedagógico de seus alunos, perante a comunidade, faz parte desse projeto.

No intuito de cumprir este papel perante a sociedade, pretende-se manter cadastros atualizados dos ex-alunos, para saber em que medida o curso superior possibilitou ou contribuiu a uma ascensão profissional, bem acompanhar o estágio de seu desenvolvimento profissional. Pretende-se incentivar a criação de um grupo associativo dos egressos, que se responsabilizarão pela coordenação das atividades, tais como relação de seminários e outros eventos, sempre no intuito de manter a relação político-acadêmica entre o ex-aluno e a instituição de ensino.

O objetivo dessa política é de também contribuir para que possíveis equívocos e distorções possam ser melhores avaliadas pelos próprios ex-alunos, após vivenciarem a realidade do mercado. Nesse sentido, após certo período de tempo, o ex-aluno poderá contribuir para melhorar o ensino através de uma análise crítica do que foi a sua graduação e quais as práticas e temas que poderiam ter sido mais eficazmente trabalhadas, especialmente diante de novas realidades. Além disso, poderá também o egresso fornecer subsídios importantes para promover uma educação continuada, uma vez que a formação docente é permanente e se prolonga por toda vida.

O egresso poderá contribuir para melhorar o ensino através de uma análise crítica do que foi a sua graduação e quais as práticas e temas que poderiam ter sido mais eficazmente trabalhadas, especialmente diante de novas realidades. Além disso, poderá também o egresso fornecer subsídios importantes para promover uma educação continuada, uma vez que a formação docente é permanente e se prolonga por toda vida.

Dentre os vários indicadores de qualidade de uma instituição de ensino superior, destacam-se os resultados de investigações empíricas sobre o acompanhamento da vida profissional e educacional de seus ex-alunos.

Os programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes referentes à realização de atividades científicas, técnicas e culturais e produção acadêmica são realizados mediante projetos institucionais com a participação das Coordenações de Cursos e de Estágio, Coordenação do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG), da Diretoria Acadêmica, dos professores e alunos, com vista a promover eventos que enriqueçam a formação dos alunos.

Os alunos e ex-alunos ainda contam com bolsas parciais e integrais para participação de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Extensão Universitária ofertados pela Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER sob a Coordenação Geral do Núcleo de Extensão.

A programação esportiva é um projeto do curso de Educação Física da Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, mas que se estende para a base Institucional, realizado anualmente os Jogos Internos da Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER contam com a participação dos alunos, ex-alunos, professores e colaboradores internos, os Jogos promovem a interação entre ex-alunos e a Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, além de incentivar a atividade esportiva.

A Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER vem desenvolvendo também atividades e eventos acadêmicos e culturais com o envolvimento e participação efetiva da sociedade e alunos em projetos de ensino e negócios, especialmente o evento intitulado Jornada Empreendedora de Administração, que é realizado semestralmente. Outro evento é a Jornada Científica da Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, também realizada anualmente. São ainda realizados eventos nos dias comemorativos do profissional dos cursos de formação.

As atividades culturais também ocorrem com a participação da comunidade acadêmica em eventos promovidos por órgãos e empresas do setor público e privado da comunidade local e região (o que se dá sempre que a instituição é convidada a integrar algum movimento sociocultural).

Esse programa expressará o compromisso da instituição com o seu egresso numa relação de mão dupla, em que alunos e a instituição manterão um contato direto para troca de informações das diversas áreas de formação, discutindo sobre informações e inovações técnico-científicas, eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, etc.), atividades de formação continuada por meio de pós-graduação e outras modalidades de aprimoramento e especialização. Tal programação representará um feedback do desempenho acadêmico científico e profissional dos egressos, que é fundamental para a instituição em seu processo dinâmico e contínuo de autoavaliação, inovação e acompanhamento de sua atuação no mercado.

Dentre os vários indicadores de qualidade de uma instituição de ensino superior, destacam-se os resultados de investigações empíricas sobre o acompanhamento da vida profissional e educacional de seus ex-alunos.

A Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, por meio de programas de acompanhamento ao egresso, mantém relacionamento com seus ex-alunos de graduação, desencadeando ações de aproximação, contato direto e permanente, por meio de todas as formas de comunicação possíveis e viáveis, incluindo com a criação futura de um espaço/link no site http://www.faculdadeobjetivo.com.br  a ser intitulado Espaço do Egresso, cujos principais objetivos deste espaço serão: Criar um banco de dados de ex-alunos, Promover a manutenção do intercâmbio entre o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER e os egressos dos seus cursos, Estimular e desenvolver a formação de cooperativas de profissionais, Avaliar o nível de satisfação dos egressos com a formação acadêmica adquirida, Avaliar a qualidade do ensino e adequação dos currículos à demanda do mercado, Levantar e analisar trajetórias profissionais, Levantar e avaliar situações profissionais, Acompanhar os alunos dos cursos de graduação da instituição que já estão em contato com o mercado de trabalho, Saber da inserção, ou não, em programas de educação continuada (pós-graduação, atualização, aperfeiçoamento, cursos de extensão, e participação em eventos/congressos etc.).

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER terá Institucionalizado também o Evento do Dia do Egresso, realizado uma vez ao ano, ocasião em que o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER promove uma confraternização conjunta para que discentes e docentes possam se reencontrar.

Esse programa expressa o compromisso da instituição com o seu egresso numa relação de mão dupla, em que alunos e a instituição mantêm um contato direto para troca de informações das diversas áreas de formação, discutindo sobre informações e inovações técnico-científicas, eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, etc.), atividades de formação continuada por meio de pós-graduação e outras modalidades de aprimoramento e especialização. Tal programação representará um feedback do desempenho acadêmico científico e profissional dos egressos, que é fundamental para a instituição em seu processo dinâmico e contínuo de autoavaliação, inovação e acompanhamento de sua atuação no mercado.

Os mecanismos de acompanhamento dos egressos auxiliam a instituição a conhecer as opiniões dos ex-alunos a respeito da formação recebida, tanto curricular quanto ética, como também a verificar seus índices de ocupação no mercado de trabalho, estabelecendo uma relação entre a formação profissional e a sua ocupação, além de colher informações de seus empregadores ou da condição empreendedora e autônoma de cada um, tendo em vista que tais aspectos também poderão servir como indicadores para rever os planos curriculares e os programas institucionais, bem assim propiciar a elaboração de programas de atualização e formação continuada dos egressos.

 

3 – ESPAÇO DO EGRESSO – SITE

Criado para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER e seus Antigos Alunos, o Espaço do Egresso pretende estabelecer com você um vínculo contínuo, buscando estender e estreitar a relação de confiança já estabelecida em outros momentos de sua formação.

Para o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, o sucesso de seus egressos no mercado de trabalho representa o cumprimento Educar com excelência e produzir conhecimento, formando profissionais competentes e comprometidos com valores éticos e com a construção de uma sociedade justa e democrática”, assim como as dificuldades encontradas por seus Antigos Alunos representam motivo de preocupação e ação.

Da mesma forma e em consonância com sua visão de futuro, o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER evidencia a importância de ser reconhecida nos vários segmentos “pela formação de profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade e pela produção de conhecimento” e, para isso, o acompanhamento do seu egresso é atividade fundamental.

Neste espaço, você e o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER manterão um relacionamento de troca:

Você, avaliando seu curso em função da prática profissional, oferecendo o Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER subsídios para a sempre necessária atualização dos seus projetos pedagógicos, resultando na melhoria da qualidade dos seus cursos;

  • O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, promovendo ações que visem à sua atualização acadêmica e profissional, bem como a integração entre egressos e alunos em curso.

 

 

 

4 – BENEFÍCIOS AOS EGRESSOS

 

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER possui programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico e profissional para os alunos e ex alunos, dentre estes incentivos constam:

  • Bolsas parciais e integrais para participação de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu;
  • Descontos ou até Isenções em Cursos de Extensão Universitária ofertados pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER
  • Participação em Atividades Científicas, Técnicas e Culturais ofertadas pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER;
  • Biblioteca aberta para pesquisa
  • Laboratório de Informática aberto para acesso
  • A programação esportiva queé um projeto do curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER mas que se estende para a base Institucional, realizado anualmente os Jogos Internos do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER contam com a participação dos alunos, ex-alunos, professores e colaboradores internos, os Jogos promovem a interação entre ex-alunos e do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER, além de incentivar a atividade esportiva.

 

Esse programa expressará o compromisso da instituição com o seu egresso numa relação de mão dupla, em que alunos e a instituição manterão um contato direto para troca de informações das diversas áreas de formação, discutindo sobre informações e inovações técnico-científicas, eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, etc.), atividades de formação continuada por meio de pós-graduação e outras modalidades de aprimoramento e especialização. Tal programação representará um feedback do desempenho acadêmico científico e profissional dos egressos, que é fundamental para a instituição em seu processo dinâmico e contínuo de autoavaliação, inovação e acompanhamento de sua atuação no mercado.

 

5 – PERFIL DO EGRESSO E PERFIL PROFISSIONAL

 

 

A visão futura do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER é que o aluno ao final do curso contribua  na transformação da sociedade com base em valores éticos e cristãos. Na proposta de formação, trabalha-se ao longo do curso as competências e habilidades gerais e específicas que permitem ao aluno, além de bom desempenho profissional,  também instrumentalizar o egresso da educação continuada.  Pretendemos focar a atenção nos ex-alunos investigando suas trajetórias profissionais, na busca de dados relevantes para melhoria da qualidade do ensino, com a  atualização dos cursos de graduação, de extensão e de Pós-graduação Lato Sensu. Prioriazamos em nossos cursos, a formação de profissionais que:

 

  • Sejam capazes de tomar decisões;
  • Sejam capazes de empreender e inovar;
  • Tenham competências técnicas e políticas em sua área de formação;
  • Apliquem ao longo da vida os princípios éticos;
  • Busquem sempre o conhecimento e informações atualizadas;
  • Sejam comunicativos, tanto na linguagem oral, como na escrita;
  • Usem o raciocínio lógico, para acompanhar a velocidade dos avanços tecnológicos.

 

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER ministrará um ensino superior visando à qualificação profissional e à formação cidadã e ética do aluno. O formando deverá ter uma visão científica abrangente, estruturada com base em currículo dotado dos fundamentos básicos gerais, porém com aprofundamento técnico em sua área de formação profissional.

O perfil do profissional que a instituição pretende formar é delineado por meio da identificação dos seguintes atributos, indispensáveis na pessoa do futuro profissional:

 

  1. Analisar o ambiente interno e externo das organizações, identificando as variáveis que afetam o processo da tomada de decisão.
  2. Demonstrar a capacidade de raciocínio lógico, crítico e analítico para intervir criativamente em diferentes contextos organizacionais e sociais.
  3. Desenvolver processos de criação, organização, acesso e uso de informações que facilitem a gestão do conhecimento nas organizações.
  4. Identificar, analisar, implementar e desenvolver novos negócios.
  5. Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos de vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional para a aplicação em diferentes contextos, revelando a capacidade de gestão de diferentes configurações organizacionais e de processos de mudança, apresentando-se como profissional flexível.
  6. Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação interpessoal necessários ao exercício da profissão.
  7. Apresentar uma postura ética e socialmente responsável na sua atuação profissional.
  8. Demonstrar senso de responsabilidade.
  9. Demonstrar capacidade de identificar as próprias potencialidades e limitações.
  10. Apresentar capacidade de envolvimento e participação em iniciativas de interesse comum.
  11. Revelar preocupação em manter-se atualizado em áreas sujeitas às alterações mais frequentes.

 

 

 

6 – LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS PARA ALUNOS E EX-ALUNOS(EGRESSOS)

 

O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde – IESRIVER conta com laboratórios de práticas considerando os vários cursos de graduação e pós-graduação ofertados.

 

  1. Laboratório Interdisciplinar de Pedagogia e Brinquedoteca – LIPE

Visa constituir atividades que integram as disciplinas do curso, contempla os objetivos do projeto do Curso e constrói interfaces com a extensão. Muitos cursos e atividades de extensão são desenvolvidos pela Coordenação de Extensão em parceria com o LIPE. Os alunos e ex-alunos(egressos) do curso oferecem oficinas pedagógicas em grandes eventos locais de educação e as atividades de muitos professores são desenvolvidas neste espaço interdisciplinar.

 

  1. Núcleo de Práticas em Contabilidade – NUPCON

Propicia aos alunos e ex-alunos a possibilidade de aliar a teoria às práticas do mercado de trabalho. Isto se dá por meio da orientação de professores experientes que utilizam ferramentas modernas e diversificadas, tais como: programas especialmente desenvolvidos para a área, utilização de estudos de casos atualizados e relacionados como contexto regional, literatura atualizada e sistema informatizado on-line que possibilita consultas em questões contábeis e jurídicas.

 

 

  1. Núcleo de Práticas em Administração – NPA

 

O Núcleo de Práticas em Administração tem como finalidade atender as necessidades da comunidade acadêmica. Este espaço interdisciplinar disponibiliza a seus alunos, ex-alunos, docentes, colaboradores e comunidade local alguns diferencias como estágio supervisionado, estágio supervisionado profissionalizante, elaboração de planos de negócios, consultoria administrativa, financeira além de estruturação de novos negócios, e tem ainda um programa de empregabilidade que visa colocação de profissionais.

 

  1. Núcleo Integrado de Iniciação Científica – NIIC –

O objetivo principal do NIIC é o de estimular os alunos regulares e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade XXXXXXXX, a desenvolverem atividades de produção científica, aperfeiçoando a formação profissional e propiciando uma vivência acadêmica mais intensa por meio do aprofundamento de seus conhecimentos. Este é integrante do NEPPEG.

Esse direcionamento é descrito pelo Centro Nacional de Pesquisa (CNPq) que aponta a iniciação científica como o  “ […]  instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação” (CNPq, BRASIL, 2012).

Essas ações estão institucionalizadas e pretende-se criar outras como, o Evento do Dia do Egresso, a ser realizado uma vez ao ano, ocasião em que a IES promover uma confraternização conjunta para que discentes e docentes possam se reencontrar.

Esse programa expressa o compromisso da instituição com o seu egresso numa relação de mão dupla, em que alunos e a instituição mantêm um contato direto para troca de informações das diversas áreas de formação, discutindo sobre informações e inovações técnico-científicas, eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, etc.), atividades de formação continuada por meio de pós-graduação e outras modalidades de aprimoramento e especialização. Tal programação representará um feedback do desempenho acadêmico científico e profissional dos egressos, que é fundamental para a instituição em seu processo dinâmico e contínuo de autoavaliação, inovação e acompanhamento de sua atuação no mercado.

Os mecanismos de acompanhamento dos egressos auxiliam a instituição a conhecer as opiniões dos ex-alunos a respeito da formação recebida, tanto curricular quanto ética, como também a verificar seus índices de ocupação no mercado de trabalho, estabelecendo uma relação entre a formação profissional e a sua ocupação, além de colher informações de seus empregadores ou da condição empreendedora e autônoma de cada um, tendo em vista que tais aspectos também poderão servir como indicadores para rever os planos curriculares e os programas institucionais, bem assim propiciar a elaboração de programas de atualização e formação continuada dos egressos.

 

A Instituição possui uma política de acompanhamento de egresso, por entender que esta é uma ferramenta que possibilita uma continuada avaliação da instituição, através do desempenho profissional dos ex-alunos.

Trata-se de um importante passo no sentido de incorporar ao processo de ensino/aprendizagem elementos da realidade externa que apenas o egresso está em condições de oferecer, pois ele experimenta pessoalmente as conseqüências dos aspectos positivos e negativos vivenciados durante sua graduação.

O presente projeto visa estabelecer um canal permanente de comunicação, de forma a manter um contato produtivo que permita:

  • Avaliar a inserção dos egressos da Instituição no mercado de trabalho;
  • Promover a avaliação, adequação e modernização do projeto pedagógico dos cursos, por meio da realimentação por parte da sociedade e especialmente dos ex-alunos;
  • Identificar oportunidades de inserção profissional do egresso no mercado de trabalho regional e nacional; receber sugestões a serem implantadas para melhoria da qualidade dos cursos;
  • Disponibilizar oportunidades de emprego, encaminhadas por empresas e agências de recrutamento e seleção de pessoal; e
  • Disponibilizar informações sobre eventos, cursos, atividades e oportunidades oferecidas pela Instituição.

Inicialmente, todos os alunos matriculados na Instituição são cadastrados no sistema da IES e após sua conclusão acompanhados pelos Espaço do Egresso. No entanto, este cadastro deverá ser atualizado com inserção de informações em campos que permitirão colher as informações necessárias para estabelecer o perfil profissional do egresso.

Com base nos dados coletados, a Instituição poderá realizar, por exemplo, periodicamente um diagnóstico sobre os egressos de seus cursos superiores. Este trabalho oferecerá a oportunidade para estabelecer relações entre o desempenho dos profissionais egressos e o perfil do formando delineado no Projeto Pedagógico de cada Curso. Como forma de aproximar e acompanhar a evolução dos egressos ao longo de sua vida profissional, a IES oferece alguns serviços, tais como: realização de eventos científicos, culturais, técnicos e artísticos, oportunizando assim a formação continuada aos seus ex-alunos.

Diversos serviços estão disponíveis tanto para o aluno em fase de realização de estágio profissional quanto ao egresso de um dos cursos da Instituição:

  1. Vagas de estágio e emprego disponibilizadas por empresas credenciadas;
  2. Vagas para trainees;
  3. Cadastro de ex-alunos;
  4. Instruções sobre a confecção de relatórios de estágio;
  5. Manual do estagiário (com dicas de comportamento, entrevistas e outros);
  6. Listagem de empresas conveniadas às quais os alunos podem encaminhar seus currículos;
  7. Consultoria sobre perfil profissional;
  8. Realização de palestras e cursos gratuitos com o intuito de atualizar e ampliar conhecimentos de alunos e ex-alunos.

 

Conselho Superior

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