Odontologia

Introdução

O curso de Bacharelado em Odontologia da Faculdade Objetivo iniciou suas atividades em 05/02/2018. Desde então confirmou seu compromisso satisfatório com a qualidade do ensino. Todas as exigências e padrões de qualidades estabelecidos pelo MEC são atendidos como estrutura, qualidade de ensino, corpo docente qualificado e alunos bem preparados para o mercado de trabalho.

Sobre o curso

 

Objetivo Geral

O Curso de Odontologia da Faculdade Objetivo tem como objetivo a formação integral do Cirurgião-Dentista, desenvolvendo suas capacidades para uma prática promocional de saúde amparada em um correto diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais prevalentes. Para tanto, o aluno deverá desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, atendendo às necessidades das demandas sociais, através de uma formação integral, onde possa atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com competência técnica, participação plena, produtiva e crítica da sociedade, integrada com as demais áreas do conhecimento. O profissional deve intervir junto às comunidades e às instituições públicas, no sentido de serem adotadas medidas adequadas à realidade da população brasileira e com as demais instâncias do sistema de saúde.

 

Objetivos Específicos

  • Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde bucal das comunidades em seu conjunto e da família, mantidas as preocupações com a atenção ao indivíduo, levando em consideração a interação entre os aspectos sociais e regionais, bem como os aspectos gerais da saúde do paciente.
  • Preparar o corpo discente para o exercício da profissão de Cirurgião-Dentista em diversas modalidades profissionais: clínico, docente, pesquisador e gestor;  Habilitar o discente para que possa contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população,. atuando em conjunto com equipes multidisciplinares no âmbito da saúde pública.
  • Incentivar o corpo discente a atuar em produção do conhecimento científico, planejando e executando pesquisas em saúde, divulgando os conhecimentos adquiridos através de eventos e publicações.. Da mesma forma que capacitá-lo a interpretar dados epidemiológicos e de pesquisas clínicas e experimentais, utilizando-se destes para sua tomada de decisão junto ao paciente e comunidade.
  • Desenvolver destrezas para obter informações relativas ao paciente e para estabelecer com isto, um vínculo entre o diagnóstico e a terapêutica.
  • Conscientizar os discentes sobre a provisoriedade do conhecimento, despertando a necessidade do contínuo aprendizado.
  • Preparar o discente para atuar na integralidade da assistência ao paciente, através da interdisciplinariedade, multidisciplinariedade e transdisciplinariedade, de forma continua e articulada, considerando a saúde como um direito e condição indispensável para condições dignas de vida.

 

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Odontologia da Faculdade Objetivo terá como perfil a formação de um profissional generalista com sólido embasamento técnico-científico, humanista e ético, orientado para a promoção de saúde, com ênfase na prevenção das doenças bucais mais prevalentes.

Capaz de decidir e atuar com segurança, propriedade e competência profissional. Que atenda às necessidades das demandas sociais, com liderança e sensibilidade social. Possua vasta vivência clínica, familiarizado com métodos e técnicas atualizadas de prevenção, cura e manutenção da saúde, sustentados por um sólido alicerce em ciências básicas biológicas.

Capaz de exercer eficientemente a profissão em equipes multidisciplinares e serviços socializados, bem como, em consultório privado.

As características dos egressos do curso de Odontologia, baseadas nas Diretrizes Curriculares, podem ser divididas em três componentes, englobando aspectos gerais, técnicos e ético-sociais, como apresentados a seguir:

Aspectos gerais

Os egressos do curso devem ser profissionais com as seguintes características:

  • Capaz de atuar na atenção à saúde, tanto nos serviços públicos como privados, desenvolvendo ações de atenção e promoção de saúde, diagnóstico e prevenção no processo saúde/doença, tratamento e reabilitação das necessidades levantadas, tanto no nível individual como coletivo. Essas atividades devem ser realizadas nos mais altos padrões de qualidade, segundo princípios éticos.
  • Tomar decisões no seu âmbito de atuação, aplicando as competências e habilidades adquiridas, através de condutas baseadas na evidência científica. Deve estar habilitado para integrar e interagir nas equipes de trabalho.
  • Expressar-se de forma clara e coesa, tendo domínio da língua pátria, na forma oral, escrita e leitura, possibilitando a interrelação com outros profissionais da saúde e do público em geral.
  • Ser capaz de liderar, organizar, gerenciar equipes de trabalho ou profissionais da saúde de forma efetiva e eficaz, com compromisso e responsabilidade.
  • Buscar atualização constante de seus saberes, para o enriquecimento de suas competências e habilidades.

 

Aspectos técnicos

Os egressos do curso de Odontologia devem ser profissionais com conhecimentos específicos para o exercício das seguintes habilidades e competências:

  • atuar em todos os níveis da atenção em saúde, da promoção, educação, prevenção e reabilitação da saúde bucal, no atendimento individual ou participando de equipes de trabalho, reconhecendo a saúde como um direito do indivíduo, buscando a integralidade do atendimento, consciente do aspecto humano da profissão;
  • exercer sua profissão com métodos e técnicas atualizadas, condizentes com as necessidades e baseados em evidências científicas;
  • saber identificar as necessidades individuais e coletivas, inseridas no contexto geopopulacional de modo a identificar pacientes ou grupos de risco;
  • conhecer e elaborar técnicas de investigação, analisar e interpretar dados epidemiológicos, aplicando seus resultados em benefício da população;
  • organizar e administrar recursos e serviços de forma efetiva e eficiente;
  • buscar atualização constante de seus saberes, participando de eventos, pesquisas, investigações científicas relacionados à profissão.

 

Aspectos Ético-Sociais

Os egressos do curso de Odontologia devem conhecer e respeitar os princípios éticos que regem a sociedade. Para isso devem:

  • respeitar e aplicar os princípios éticos da profissão;
  • implementar ações que visem melhorar as condições de saúde da população e as condições de trabalho do cirurgião-dentista;
  • ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.
  • Conhecer a legislação vigente, no que tange as atribuições dos profissionais da saúde e sua atuação junto à sociedade, bem como respeitar sua aplicação dentro da multiprofissionalidade atuante no sistema de saúde.

 

Habilidades e Competências

O curso de Odontologia da Faculdade Objetivo contempla em seu Projeto Pedagógico e em sua organização curricular conteúdos que revelem competências e habilidades nos diferentes campos do saber, propiciando uma formação holística, de acordo com as DCNs.

 

Nível de Conhecimento e Compreensão

 

Em consonância com as Diretrizes Curriculares do MEC,o aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimento e compreensão sobre:

Terminologia básica coerente da Odontologia e de áreas correlatas;

Aplicação, integração e relevância dos princípios gerais das ciências médicas e correlatas para a saúde bucal e para as doenças;

Características comuns dos distúrbios buco-maxilo-faciais e doenças;

Características das doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais incomuns que têm conseqüências potencialmente sérias;

Inter-relações entre doenças e distúrbiosbuco-maxilo-faciais e aquelas que afetam outras partes do corpo;

Características das doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais que podem ter especial significância para comunidades específicas;

Inter-relação entre os efeitos de tratamentos específicos e inespecíficos à Odontologia;

As principais aplicações de especialidades da área da saúde e técnicas com relação à saúde bucal;

Regras potenciais de Odontologia e de pessoal para cuidados de saúde na comunidade e suas responsabilidades éticas e médico-legais;

A relevância para, e o impacto sobre saúde bucal, de políticas sociais, ambientais e de saúde;

Processo de investigação científica.

 

Nível de Habilidade

 

O discente deverá ser capaz de:

Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações,  prevenção, tratamento e controle;

Cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios;

Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;

Comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;

Obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente; aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade;

Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;

Organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente.

 

 

Nível de Atitude

 

Aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;

Participar em educação continuada relativa à saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional e manter espírito crítico, mas aberto a novas informações;

Participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde; buscar melhorar  a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade;

Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;

Estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;

Reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais.

 

Atribuições no Mercado de Trabalho

De maneira geral, o Odontólogo formado da Faculdade Objetivo poderá atuar em várias áreas, desde a pesquisa a prática da Odontologia propriamente dita.