NPJ realizou a 7ª edição do Júri Simulado

No último dia 07, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da IESRIVER, coordenado pela professora Virginia Gonçalves Mota, juntamente com a coordenação do curso de Direito, realizou na Sede da Comarca do Fórum de Rio Verde, a 7ª Edição do Júri Simulado, presidido pelo Dr. Gustavo Baratella de Toledo, MM. Juiz de Direito da Comarca de Montividiu – GO.

As atividades como acusação, defesa, oficiais, escrivã, segurança e inclusive o réu foram desenvolvidas por acadêmicos dos últimos períodos. Além disso, os acadêmicos do 1º período foram os jurados.

Através do Júri Simulado, os acadêmicos podem conhecer a dinâmica de um julgamento na vida real. Para a acadêmica do 8º período de Direito e advogada da equipe de acusação, Yharlla Sousa, isso é fundamental. “A partir desse tipo de atividade, todos nós aprendemos ainda mais sobre o funcionamento de um julgamento. Durante todas as atividades, o Dr. Gustavo nos explicava como funcionava cada etapa, quais as medidas a serem tomadas e isso ajuda muito, pois esse contato com a prática é essencial para nos tornarmos bons profissionais”, conta a estudante.

De acordo com a professora Virgínia, o objetivo primordial do evento foi proporcionar aos acadêmicos do curso de Direito, a oportunidade de vivenciar uma experiência relacionada ao desempenho profissional. “O júri simulado visa aproximar os alunos da prática do júri, de modo a observarem toda a dinâmica que envolve uma cessão, bem como às atividades inerentes ao poder judiciário”, narra.

A organização do evento ficou a cargo da professora Helena Maria Campos, coordenadora do curso de Direito, professora Virginia Gonçalves Mota, coordenadora do NPJ, professora orientadora Luciana Aparecida Resende Nascimento, professor Rodrigo Ferreira Rodrigues e professora Ceziana Bueno do Carmo.

 

 

FOTOS: Caroline Teixeira e Ramon Graciano