Informações Gerais

HORÁRIO DAS AULAS
A pontualidade é essencial e necessária ao bom andamento das aulas e do curso. Chegue sempre no horário estipulado e participe de todas as atividades acadêmicas. Acadêmico, verifique atentamente todos os horários com a Secretária das Coordenações de Cursos e nos murais de avisos da Instituição. As aulas e/ou atividades poderão ser ministradas das 7h30 às 12h20;
– as aulas e/ou atividades poderão ser ministradas das 18h às 22h30;
– as aulas e /ou atividades poderão ser ministradas das 7h às 11h30.
Em caráter excepcional, aulas e/ou atividades poderão ser ministradas fora desses horários limites, ao critério da Instituição.
De segunda a sexta-feira:
Turno da manhã – Turno da noite
Aos sábados, para todos os turnos.

DIPLOMAS
A Faculdade Objetivo confere aos seus alunos diploma de graduação, nos quais são apostiladas as habilitações profissionais do graduado.

DESLIGAMENTO/ABANDONO DE CURSO
O aluno que não tiver efetivado a matrícula dentro dos prazos estabelecidos vai automaticamente para a condição de desligamento ou abandono, podendo ficar nessa condição por um período máximo de dois anos, a partir dos quais terá que se submeter a novo processo seletivo.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
É a interrupção temporária das atividades escolares e deve ser requerida junto à Secretaria. O não-trancamento da matrícula, dentro dos prazos estipulados pela Secretaria, implica em perda da vaga na Faculdade e em constituição de dívida até final do período letivo.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
Pode ser solicitado junto à Secretaria, a qualquer tempo, pelo aluno, que deverá quitar suas mensalidades vencidas e retirar sua documentação pessoal e, se desejar, a certidão de seu histórico escolar, sendo vedada a expedição de guia de transferência.

REOPÇÃO DE CURSO
Ao efetuar sua matrícula, o aluno deverá declarar, em requerimento próprio, junto à Secretaria, se deseja concorrer à reopção. O pedido de reopção de curso poderá ou não ser aceito, dependendo da existência de vaga e dos critérios estabelecidos pelo Conselho Acadêmico da FACULDADE OBJETIVO. Importante: Caso a solicitação seja aceita, o aluno deverá assinar novo contrato e assumir os valores referentes ao curso para o qual tenha feito reopção.

PLANEJAMENTO DE TURNO OU TURMA
Para efetuar o remanejamento de turno ou turma, os procedimentos são os seguintes:

• Protocolar requerimento, devidamente fundamentado e documentado, na Secretaria,
respeitando-se os prazos estipulados;
• Aguardar parecer final da Coordenação ou, quando for da sua competência, da
Diretoria. A aprovação ou não do remanejamento, de acordo com as possibilidades
existentes, baseia-se na disponibilidade de vaga.

Importante: Caso a solicitação seja aceita, o aluno devera assinar novo contrato e assumir os valores de sua reopção. O aluno não poderá assistir a aulas em outro turno ou turma que não aquele(a) em que está cadastrado pela Secretaria. Caso contrário, assumirá as faltas de sua turma de origem. As solicitações de remanejamento deverão ser feitas na Secretaria mediante requerimento.
Importante: O simples ato de requerer não garante que a solicitação seja aceita. Portanto, até a data da publicação da resposta a esse pedido, o solicitante deverá aguardar, frequentando as aulas no campus, turno ou turma de origem.

COLAÇÃO DE GRAU
É ato oficial realizado em sessão solene e pública, em dia e horário previamente fixados pela Instituição, sob a presidência do Diretor ou de seu delegado. O aluno que não participar da colação de grau não será considerado formado e, portanto, não terá direito ao diploma. Somente poderão participar da solenidade de colação de grau os alunos que tenham integralizado o currículo do curso e realizado o ENADE, conforme relação de cursos do INEP/MEC.

ALTERAÇÕES CADASTRAIS
Comunique imediatamente ao Atendimento/Secretaria da FACULDADE OBJETIVO quando houver mudança de endereço, número telefônico ou qualquer outra informação. Isso é fundamental para manter atualizados seus dados no cadastro da Instituição, evitando possíveis problemas.

ASSUNTOS FINANCEIROS
Todo assunto de caráter financeiro deverá ser tratado exclusivamente junto à Tesouraria.

NOTAS E FALTAS
As notas e as faltas somente serão informadas pela lnternet. As faltas serão computadas e informadas bimestralmente. É de responsabilidade do aluno fazer o controle das suas faltas e conferir suas notas. Atenção: observar a data limite para requerer alteração/correção/revisão de notas do semestre anterior, afixada no Calendário Acadêmico. Requerimento fora do prazo não terá validade.

PRAZOS
Os prazos estipulados neste Calendário Escolar e pelos professores deverão ser rigorosamente cumpridos. Procure estar em dia com seus trabalhos acadêmicos, pois seu professor tem prazo improrrogável para entregar as notas na Secretaria.

SECRETARIA
As Secretarias estão à disposição para o atendimento aos alunos que tiverem dúvidas quanto às notas, faltas, controles de frequência, e sempre que necessitarem de atestados, históricos escolares e declarações.

HISTÓRICO ESCOLAR, ATESTADOS E DECLARAÇÕES
Históricos escolares, certidões, atestados, declarações e outros documentos referentes à situação escolar do aluno são fornecidos unicamente pela Secretaria e devem ser solicitados com antecedência, por meio de requerimento próprio no Atendimento/Secretaria.

EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS
A expedição de quaisquer documentos pela Secretaria será feita no prazo máximo de 30 (trinta) dias, desde que solicitados no Atendimento/Secretaria da Instituição e que o aluno esteja regularmente matriculado.

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
O Cartão de Identificação (Carteirinha) é o documento de identidade do aluno, necessário em todas as dependências e atividades oferecidas pela Faculdade Objetivo. Conserve-o consigo, pois é obrigatória a apresentação diária dessa carteirinha na portaria, nas provas e sempre que solicitado por qualquer professor ou funcionário da Instituição. Também é feita a identificação do aluno por meio das catracas com leitura biométrica que dão acesso a IES e sua biblioteca.