Farmácia

Objetivos do Curso

Por meio do curso de Farmácia, a Faculdade Objetivo visa formar um profissional pronto a atender as atuais necessidades do mercado profissional, do ensino e da pesquisa, preparado científica, crítica e eticamente. Ao concluir a graduação, o aluno deve estar apto para desempenhar suas funções como técnico, pesquisador, planejador, consultor na área farmacêutica, como profissional liberal ou vinculado a instituições ou empresas públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais, instituições de serviços etc.

Os acadêmicos contarão com salas e laboratórios modernos e aptos a atender toda a demanda de conteúdos teóricos e práticos que o curso requer, além de um corpo docente capacitado.

Através de programas de extensão e convênios da Instituição com outras empresas, o aluno desenvolverá atividades junto à comunidade, por meio de prestação de serviços, cursos, palestras e outras atividades. Deste modo, conciliará o conteúdo teórico aplicado em sala com a prática.

Mercado de Trabalho

É papel do farmacêutico pesquisar e preparar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examinar e testar substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observar as reações provocadas no organismo. Também compete a ele o registro de novas drogas, distribuição e comercialização dos produtos e verificação da chegada destes ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, o profissional pesquisa, registra e realiza exames clínico laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas.

O futuro profissional farmacêutico tem possibilidades de atuar em mais de 70 áreas estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia; dentre elas, destacam-se drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares, indústria farmacêutica, vigilância sanitária estadual e federal, biotecnologia e cosmetologia, absorvendo grande parte dos profissionais colocados no mercado.