Educação Física

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de exercícios físicos. O bacharel em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no conselho da categoria (CREF).

Fazem parte da estrutura curricular do curso matérias sobre Anatomia Humana, Fisiologia, Nutrição, Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros. Outras disciplinas são mais específicas da prática desta profissão, como por exemplo: Atletismo, Esportes Aquáticos, Desenvolvimento Motor, Dança, Ginástica e Esportes, entre outros.

 

Perfil do egresso

A essência do trabalho de um profissional formado em Educação Física está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional.

Boa comunicação também é uma característica importante para que o profissional consiga explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados, qual força utilizar e como respirar durante a prática das atividades.

Entender como funciona nosso corpo (como os músculos reagem com diferentes estímulos e em diferentes idades, etc.) ajuda este profissional a elaborar planos de exercícios físicos respeitando os limites de cada pessoa.

O Processo de formação do aluno vai lhe permitir conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados aos exercícios físicos, atividades recreativas e esportivas, além de outros campos nesta mesma linha de trabalho.

 

Mercado de Trabalho:

Os locais que mais empregam os profissionais são as academias de ginástica como instrutor ou Professor de diversas modalidades (Dança, Step, Ginástica Localizada dentre outras modalidades). O Graduado pode trabalhar em clubes, empresas privadas – com ginástica laboral e ergonomia – e em condomínios e resorts, promovendo atividades de recreação. Começam a surgir oportunidades em clínicas, hospitais e spas, que contratam o profissional para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Empresas de seguro-saúde procuram o Profissional de Educação Física para atuar em centros de saúde preventiva.

Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de exercícios físicos e do desporto.