Agronegócio

Objetivos do curso

O objetivo central deste curso é contribuir para as diretrizes gerais do desenvolvimento sustentável, qual seja, formular um modelo de desenvolvimento que satisfaça as necessidades das gerações presentes sem comprometer a existência das gerações futuras.

No entanto, especificamente, a formação deste curso almeja a ampliação do IESRIVER como centro educacional, a abertura de mercados para novos profissionais e a satisfação social, quando atingir ações que sejam ambientalmente sustentáveis.

Assim, o IESRIVER visa contribuir para a formação de um planeta mais equilibrado, fazendo sua parte, preparando profissionais tecnicamente qualificados e eticamente engajados no desenvolvimento sustentável com Qualidade de Vida da sua população.

O Curso Superior em Agronegócio do IESRIVER tem ainda como meta possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais, que os capacitem a atuar profissionalmente na área.

O Projeto em Agronegócio do IESRIVER tem como objetivo aproveitar as condições favoráveis do momento para dar um salto de qualidade dos profissionais que trabalham com produção agrícola e pecuária do Estado de Goiás. Especialmente na região oeste de Goiás que apresenta potencialidades na produção animal, promovendo visão estratégica compartilhada capaz de orientar as políticas públicas e mobilizar amplas forças empresariais e sociais em torno da sua viabilização.

O IESRIVER almeja que o técnico em Agronegócio consiga aglutinar características técnicas e humanas capazes de fazê-lo um reformador da sociedade e que contribua para planos e ações que sejam socialmente solidários, economicamente viáveis, culturalmente aceitos, ecologicamente sustentáveis.

Sobre o curso

O Curso superior em Agronegócio propicia a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. A capacidade de tomar decisões é uma exigência ao gestor moderno e os Gestores em Agronegócios do IESRIVER serão empreendedores, capazes de liderar utilizando adequados sistemas de liderança e gestão do trabalho de equipe nas organizações agroindustriais.

O curso superior em Agronegócio formado pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde terá como área de atuação as granjas, as empresas de produtos agrícolas, as empresas de pesquisa agropecuária, as cooperativas agrícolas, pequenas e médias propriedades rurais, assistência técnica rural, os estabelecimentos agro-pastoris que operam nos ramos de negócios rurais, repartições públicas e privadas que atuam com atividades rurais e órgãos ambientais.

Almeja-se também que o egresso busque a educação continuada, dando continuidade constante aos seus estudos. Para tanto, a Faculdade Montes Belos oferecerá cursos de pós-graduação na área especifica do curso.

Textos complementares

Os egressos do Curso de Agronegócio do IESRIVER de Goiás devem adquirir durante seus estudos as seguintes habilidades:

  • Desenvolver metodologias adequadas à utilização das novas tecnologias agroindustriais baseadas em processo de construção do conhecimento;
  • Ter capacidade na busca autônoma, na produção e na divulgação do conhecimento;
  • Ter visão empreendedora identificando no mercado demandas e ofertando soluções através de produtos e serviços;
  • Compreender a importância da constante atualização do conhecimento e acompanhamento dos avanços científicos e tecnológicos;
  • Dominar conhecimentos na área de tecnologia que o capacite a avaliar, projetar, implantar e programar modificações nos principais processos da agroindústria;
  • Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
  • Desenvolver habilidades para o Agronegócio em sintonia com o mercado globalizado, em atendimento ao mundo contemporâneo;
  • Compreender as diversas etapas do processo agroindustrial que o habilite a intervenções na produção agrícola a fim de adequar a qualidade da matéria prima à indústria;
  • Dialogar com a comunidade visando à inserção da prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Negociar com criatividade e habilidade;
  • Desenvolver estratégias antecipadas às da concorrência, compatíveis a realidade ambiental.

Assim, ao egresso almeja-se que viva pessoalmente e profissionalmente referenciado pelo seu desempenho: “pensar globalmente, e agir localmente”, ou seja, que consiga vislumbrar horizontes amplos e converta seus longínquos olhares na transformação de realidades locais. Espera-se que esse profissional seja elo na corrente de desenvolvimento da região e melhoria de qualidade de vida para as comunidades locais.

Infraestrutura:

Laboratório de Informática

Laboratório Didático: área de plantio e criação de animais